17 julho 2016

Telúrico com pinhão, cogumelo e couve flor

                                 Esse começou de uma foto! Fiquei muito querendo quando vi esse prato da floresta no instagram do  Colorfood



e fiquei com essa coisa de "prato da floresta" na cabeça; então comprei pinhão, comprei cogumelo, e aqui em casa eles se encontraram com couve-flor, claro, porque nessa época de couve-flor, ainda mais nessa terra de couve-flor maravilhosa, sempre tem, e ela sempre se mete na panela alheia!
Pra o que seria o acompanhamento mas acabou entrando ali também e resultando num viradão, escolhi quinoa, que não é bem o ingrediente da floresta mas ela tem um gostinho tão telúrico que pra mim tá valendo!



proporção dos ingredientes?
ao gosto do freguês!

cozinhei pinhão;
cozinhei quinoa: bem semelhante ao arroz: duas partes de água para uma de quinoa, sal; quando ferver abaixa o fogo e deixa a panela semi-tampada;

com o pinhão cozido e descascado, a quinoa cozida,
floretes de couve-flor lavados
cogumelos limpinhos (não lavar! limpar com um guardanapo ou tirar a pele com uma faquinha)
salsinha lavada e picada
alho e pimenta do reino moídos,
vamos à panela final:

esquentei uma wok e, em fogo alto, coloquei a couve-flor, primeiro sem óleo para secar e não espirrar por todo o fogão! Quando ficou sequinha sim, coloquei um pouco de óleo de girassol e deixei dar uma tostadinha em algumas partes.
Abaixei o fogo e juntei o alho com a pimenta e em seguida os cogumelos maiores. Pra quem gosta do cogumelo mais molinho deixe o alho para depois senão ele acaba queimando e ficando amargo.
Depois os cogumelos menores. 
Então os pinhões e quando esquentou coloquei a salsinha.

Servir com a quinoa.
 



Nenhum comentário: